Série Coisa mais linda na Netflix

A quarta série original da Netflix produzida no Brasil, tem como tema principal a ascensão da bossa nova e o empoderamento feminino, numa época onde o machismo era normalizado e as mulheres não podiam fazer nada sem a autorização dos maridos.

claro-net-goiania-serie-coisa-mais-linda-net-flix

O título “Coisa mais linda” é inspirado num verso da canção de Tom Jobim e Vinícius de Morais, Garota de Ipanema.

Final dos anos 50, Maria Luiza sai de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa ela sonha em abrir um restaurante com Pedro, seu marido. A chegada ao Rio coloca Maria Luiza diante de uma dura realidade: enganada pelo marido e sozinha numa cidade desconhecida e sem dinheiro.

Depois de reencontrar uma amiga, fazer novos amigos e decidir que não se daria por vencida, Maria Luiza começa a se virar para abrir um clube de música, como as casas de Jazz e Blues conhecidas nos Estados Unidos.

Ela encontra várias dificuldades para colocar seus planos em prática, já que naquela época mulheres não podiam ter seus próprios negócios sem a permissão dos maridos. A submissão feminina era muito forte e poucas mulheres ousavam “desobedecer” aos padrões e lutar por igualdade e justiça.

Malu é mãe e esposa dedicada e idealizadora do projeto do restaurante que depois virou clube de música. Adélia é uma mulher negra e pobre, empregada doméstica que se vira pra sustentar a família. Lígia é a esposa perfeita, dentro de uma relação abusiva, que faz todas as vontades do marido, inclusive deixando de realizar seu grande sonho de ser cantora. Thereza é a jornalista moderninha que morava em Paris, e vive um casamento aberto.

As protagonistas Malu (Maria Casadevall), Adélia (Pathy Dejesus), Thereza (Mel Lisboa) e Lígia (Fernanda Vasconcellos) acabam criando fortes laços ao longo da primeira temporada. O sucesso de uma é o sucesso das outras e isso incomoda tanto maridos quanto a sociedade.

As duas temporadas disponíveis são pequenas, com episódios de aproximadamente 45 minutos. Facilmente nos identificamos com as personagens, a ponto de torcer muito pelo sucesso delas. Apesar de ser uma realidade um pouco distante dos dias atuais, é bem difícil engolir que coisas do tipo aconteceram e infelizmente acontecem até hoje. Claro que com menos intensidade, dada a evolução dos tempos. As demonstrações de misoginia, racismo e machismo são claramente percebidas em vários momentos, e vividos por todas as protagonistas. Um exemplo claro é a redação da revista em que Thereza trabalha, uma revista feminina escrita por homens usando pseudônimos femininos. Ou quando Adélia precisa levar as compras pra casa da patroa e o elevador de serviço está quebrado e ela não pode usar o elevador social.

A terceira temporada ainda não foi confirmada pela Netflix, mas tudo indica que o serviço de streaming dê continuidade à série, tendo em vista que algumas pontas ficaram soltas no último episódio da segunda temporada e muitas perguntas ficaram sem respostas.

Há quem faça comparação da séria da Netflix com The Marvelous Mrs Maisel, original da Prime Vídeo, serviço de streaming da Amazon. Acredito que além do figurino, tendo em vista se tratar da mesma década, a única coisa que “iguala” as séries é a determinação, o empoderamento feminino e a luta feminista das protagonistas.

Elenco: Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Mel Lisboa, Fernanda Vasconcellos, Leandro Lima, Ícaro Silva, Gustavo Vaz, Gustavo Machado, Thaila Ayala, Alexandre Cioletti, João Bourbonnais, Larissa Nunes, Estér Goes, Paulo Tiefenthaler, Alejandro Claveaux, Eliana Pittman, Bia Seidl e grande elenco.

Coisa mais linda é uma série gostosinha de se assistir, tem um ou outro momento tenso, mas que fazem parte do contexto principal da trama. Recomendo a maratona, vale a pena pela história, pela atuação dos atores, pelas cenas picantes (e que cenas, ui!!!) e pela beleza do figurino e fotografia.

Você pode assistir Coisa mais linda na NETFLIX a hora que quiser e de onde achar melhor. Tablet? Smartphone? Computador? Televisão? Você escolhe… basta contratar um plano de internet da Claro NET Goiânia e acessar a NETFLIX pelo seu controle remoto e assistir a tudo do conforto da sua casa, no aperto do busão, no sofá da namorada, no puff do namorado ou com seu crush. Vem!

2020 - Claro NET Goiânia (62) 3638-7770